quinta-feira, 3 de março de 2011

Sociedade industrial e pós-industrial

Antes da instalação da sociedade industrial a vida era voltada para a produção de bens rurais e o poder estava nas mãos dos grandes proprietários de terras. A partir do século XVIII o sistema social se volta para a produção, em grande escala, de bens materiais através da indústria e o poder deslocou-se para as mãos dos proprietários das empresas. O centro do sistema foi ocupado pela produção em grande escala dos bens materiais (geladeiras, tvs, carros, etc.).
Mais ou menos na metade do século XX, depois da II Guerra Mundial, apareceu uma sociedade nova que chamamos de pós-industrial ou de sociedade contemporânea. Esta sociedade é caracterizada pelo fato de sua centralidade não ser mais a produção em grande escala de produtos materiais, mas a produção de informação, serviços, símbolos e estética.
Há alguns anos atrás, as pessoas mais importantes eram donos das empresas mais importantes do mundo, as que produziam bens materiais: Ford, Fiat. Etc.
Neste momento, a pessoa mais importante é a que não produz bens materiais, mas informações: Bill Gates - no Brasil – Família Marinho, Silvio Santos.
Se hoje uma pessoa produz informação ela pode facilmente conquistar a hegemonia de um país.

Texto extraído e adaptado de:
1-A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar - (notas de conferência para alunos e professores de ensino médio em diversos estados do Brasil) - Elian Alabi Lucci - Editora Saraiva
2-A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - Elizabeth Silveira Schmidt - Professora Adjunto do Depto. de Educação da UEPG.

O que é para você viver na sociedade industrial e pós-industrial?



3 comentários:

  1. Viver na sociedade industrial é viver nas produções em escala, trabalhando em fábricas e mudando de vida somente na base dos bens de consumo materias como eletrodomésticos e automovéis.
    Viver na sociedade pós-industrial é viver numa sociedade em que a base é a venda de informações e comunicações como o telefone celular e a internet.

    ResponderExcluir
  2. Viver na área industrial e viver na época das primeiras revoluções industriais, onde ocorreu a troca do trabalho do homem pelas primeiras máquinas e o inicio da produção em escala.
    Em vez da sociedade pós industrial,é viver basicamente da troca de informações,e meios de comunicações e de transportes avançados.
    By:Lucas Renan

    ResponderExcluir
  3. viver na sociedade industrial e viver participando nas produçoes em escala , viver efetivamente com a tecnologia, internet, celular , carro etc, uma vida que vai sofrendo mutaçoes de acordo com o crescimanto da sociedade .

    ResponderExcluir