sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cangaço

"O QUÊ FOI O CANGAÇO"

"Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população. .."
Fonte(s):

"Por quê aconteceu o cangaço"
O Motivo do Cangaço foi o mesmo que move o chamado crime organizado atualmente: as injustiças sociais, má distribuição de renda, falta de oportunidade e emprego, inoperâcia do Estado, falta de educação e saúde, corrupção dos políticos, desvio de verbas, q no NE poderiam ser usadas no combate aos problemas causados pela seca. Por aí vai. A diferença dos cangaceiros em relação ao crime organizado é q eles tinham uma ideologia, tipo, Hobin Wood e ganhavam simpatia de mtos pobres, tal como os traficantes de hoje.



"PRINCIPAIS AÇÕES"
Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, seqüestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.




"REPERCUSSÃO DO MOVIMENTO NO BRASIL [CANGAÇO]"

O cangaço teve o seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional. O regime denominado Estado Novo incluiu Lampião e seus cangaceiros na categoria de extremistas. A sentença passou a ser matar todos os cangaceiros que não se rendessem.




F.O.N.T.E.S:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080605134543AAnqMLm

Grupo - Lucas Renan, Wilker Guthembergue, Daniel.

9*E

20 comentários:

  1. texto muito bom completo 0-10 10!
    nãoconsegui acessar minha conta professor
    by:tirinhascdz=luana ¬¬

    ResponderExcluir
  2. O professor aqui é o Lucas 9E tire o nome do Daniel por favor porquê ele não vem nos dias que vai ter a apresentação.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom e bem explicado mas vocês que tiraram da Internet não perceberam que tem linguagem de computador no texto.

    ResponderExcluir
  4. Olha ficou muito bom ,
    o motivo ao qual aconteceu a cangaço esta bem explicado .

    ResponderExcluir
  5. [aaaa]Fico bem legal explicação muito boa

    ResponderExcluir
  6. Como era a vida dos Cangaceiros??/

    ResponderExcluir
  7. A vida dos cangaceiros era como nomâdes eles não tinha casa nem nada eles viviam ne acampamentos e quando estavam perto de descobrir o seu acampamento eles mudavam para outro lugar um pouco mais longes.

    ResponderExcluir
  8. Não gostei muito ta um texto muito grande e não tem conteudo explicando tudo "

    ResponderExcluir
  9. Perguntas=Respostas.Perguntem que eu respondo!:)

    ResponderExcluir
  10. Não gostei da apresentação, poucas imagens, o texto com alguns buracos, linguagem de Internet e mesmo que tenham perguntado, a vida dos cangaceiros é uma informação importante para o texto e não teve curiosidades.
    0 a 10 = 6

    ResponderExcluir
  11. gostei ficou bem explicado e bem apresentado parabéns

    ResponderExcluir
  12. gabriel lê a os comentários pois eu já postei a vida deles.

    ResponderExcluir
  13. o texto não tem que ter muitas fotos n bastas as informações que ele tem mas se você não entendeu augo por favor faça uma pergunta de sente

    ResponderExcluir
  14. Mas essa informação deveria estar no texto pois é muito importante, e se eu não tivesse lido os comentários eu por um acaso sou vidente.

    ResponderExcluir
  15. Gabriel é por que eu no trabalho tinha esquecido de por a vida dos cangaceiros por isso eu postei no comentários. Bem obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  16. mas se ela não esta e você que saber então pergunte que eu farei questão de te responder!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Os erros de caligrafia"escrita" foi um erro mesmo por que eu fiz esse trabalho correndo.

    ResponderExcluir
  18. onde acontrese a revolta

    ResponderExcluir
  19. mesmo os revolucionario preso morto isso nao resolvel a pobresa nem a injustiças sociais, o que o governo vez para resolver para nao ter a segunda revolta ??

    ResponderExcluir