sexta-feira, 27 de maio de 2011

Contestado

Guerra do Contestado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, justamente por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.


O governo brasileiro, então comandado pelo Marechal Hermes da Fonseca, responsável pela "Política das Salvações", caracterizada por intervenções político-militares que em diversos Estados do país pretendiam eliminar seus adversários políticos, sentiu indícios de insurreição neste movimento e decidiu reprimi-lo, enviando tropas para "acalmar" os ânimos.

Antevendo o que estava por vir, José Maria parte imediatamente para a localidade de Irani com todo o seu carente séquito. A localidade nesta época pertencia a Palmas, cidade que estava na jurisdição do Paraná, e que tinha com Santa Catarina questões jurídicas não resolvidas por conta de divisas territoriais, e acabou vendo nessa grande movimentação uma estratégia de ocupação daquelas terras.

A guerra do Contestado inicia-se neste ponto: em defesa de suas terras, várias tropas do Regimento de Segurança do Paraná são enviadas para o local, a fim de obrigar os invasores a voltar para Santa Catarina. Estamos em outubro de 1912.


Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus –, figuras muito respeitadas por esse povo. No ano de 1912, um monge, conhecido como José Maria, une-se aos sertanejos revoltados, institui vários povoados com autoridade própria e igualdade social, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da República Velha. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica, sendo conhecido também como Guerra Santa. José Maria era estimado pelos seus seguidores – pessoas socialmente desprovidas de tudo – como uma alma boa que surgira para restabelecer a saúde dos adoentados e desprovidos. O costume do monge, de anotar as qualidades curativas das plantas que achava nas redondezas, o ajudou a construir no lote de um dos administradores uma botica, para melhorar a assistência de quem o procurasse.

fonte; fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contestado e Vontade de Saber História - Marco Pellegrini, Adriana Machado Dias e Keila Grinberg


Grupo: Davidson, Julio, Danilo e Victor. 

13 comentários:

  1. Quem era o lider do movimento?

    ResponderExcluir
  2. resposta.
    por casu voce nao leu nossa era Jose Maria que era o lider

    ResponderExcluir
  3. o trabalho de vocês está bem elaborado e muito bem feito e bem resumido

    ResponderExcluir
  4. A bandeira da guerra do contestado significa o que ?

    ResponderExcluir
  5. Gostei do trabalho

    ResponderExcluir
  6. Gostei do trabalho grande com muitas fotos e bem explicado e o davidson responde as perguntas.10!

    ResponderExcluir
  7. Qual foi o maior motivo e o significado do contestado ?

    ResponderExcluir
  8. larissa Bruna
    a bandeira e branca com uma cruz verde
    Bandeira da "Monarquia Celestial". Branca com uma cruz verde, evoca os estandartes das antigas ordens monástico militares como as dos templários,

    ResponderExcluir
  9. Bandeira q representava a revolta do contestado!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom mesmo, mas vocês podiam ter falado um pouco mais do José Maria.

    ResponderExcluir
  11. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contestado

    ResponderExcluir
  12. mais das fontes foi resumida e acrescentada do livro de historia pag 57

    ResponderExcluir
  13. muito bem elaborado e vai ser bem útil para meu trabalho

    ResponderExcluir