sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tenentismo

Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia, os movimentos políticos-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes.

O Movimento Tenentista não conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura política do país, já que nenhuma de suas tentativas teve sucesso, mas conseguiu manter viva a revolta contra o poder das oligarquias, representada na Política do café com leite. No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no país.

O Movimento Tenentista surgiu nos quartéis espalhados em todo território nacional a partir dos anos 20 do século passado. Segundo Paulo Sergio Pinheiro em "Estratégias da Ilusão" em 4 de julho de 1922 ocorre a primeira revolta que tem uma forte influência dos tenentes, conhecida como os 18 do Forte, que se opunha à posse do presidente eleito Arthur Bernardes. Deste movimento participaram o Capitão Hermes da Fonseca Filho, o Tenente Eduardo Gomes, o Tenente Siqueira Campos entre outros.

Debelada a revolta ressurge o movimento armado em 5 de julho de 1924 em São Paulo. O qual consegue dominar a capital do estado e é dirigido pelo General Isidoro Dias Lopes. Essas tropas tenentistas retiram-se da capital de São Paulo, mas de armas na mão. Percorrem todo o interior do Brasil, no Rio Grande do Sul receberam a adesão de novos sublevados, como a do Capitão Luís Carlos Prestes. Quando passaram pela Paraíba enfrentaram as tropas do Pe. Aristides Ferreira, chefe político de Piancó, o qual é derrotado e assassinado. A esta altura participam entre outros, Djalma Duarte, Juarez Távora, Cordeiro de Farias, João Alberto e Miguel Costa. Na sua maioria eram tenentes ou patentes mais graduadas.



A Coluna Prestes, como passou a ser chamada, após dois anos de luta enfrentando tropas governistas e tropas de Polícias Estaduais, além de “Provisórios” armados às pressas no sertão do nordeste. Passaram dois anos, sempre se deslocando de um lugar para outro e terminaram se internando na Bolívia.

O Tenentismo passa a participar da Aliança Liberal em 1930 com exceção de Luís Carlos Prestes. A Aliança Liberal era formada pelos presidentes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. A Aliança pregava a justiça trabalhista, o voto secreto e o voto feminino.

O Tenentismo em sua grande maioria apoiou este movimento e, depois da vitória e posse de Getúlio Vargas, vários tenentes se tornaram interventores. Este foi o caso de Juracy Magalhães na Bahia, Landri Sales no Piauí, Magalhães Almeida no Maranhão e Magalhães Barata no Pará, entre outros. O Tenentismo continua presente na vida pública nacional, mas tem uma divisão nessa época, uma minoria acompanha Luís Carlos Prestes e em 1937 a outra divisão no tenentismo, uma parte rompe com o Presidente Getúlio Vargas e passa para a oposição, é o caso de Juracy Magalhães, Juarez Távora, Eduardo Gomes, que se distanciam do poder.

Em 1945, o tenentismo Anti-Getulista consegue depor o Ditador Getúlio Vargas e lança a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, um nome ligado sempre ao tenentismo, ao contrário do candidato vitorioso Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro de Vargas e que, inclusive, já havia demonstrado interesse pela aproximação do Brasil com as potências do Eixo [1].

Em 1950 volta Eduardo Gomes sendo derrotado por Getúlio Vargas. E em 1955 o tenentismo disputa novamente com o nome do General Juarez Távora, um dos expoentes do tenentismo.

O Tenentismo viveu até quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grupo: Larissa Souza e Ana Carolina

11 comentários:

  1. 8 a pastagem está mt boa mas a apresentação nao fico mt boa por isso 8!

    ResponderExcluir
  2. Ta um trabalho muito bem explicado com fotos ficou bem legal... Parabéns!

    Scheylla

    ResponderExcluir
  3. Esse,foi o melhor trabalho que eu li (não li todos ainda).De 0-10 do 10 :D

    ResponderExcluir
  4. Qual o resultado do tenentismo ?
    o trabalho ficou muito bom

    ResponderExcluir
  5. este trabalho está muito bem elaborado e muito bem bem feito as fotos ficaram muito boas
    parabéns

    ResponderExcluir
  6. eu acho que podia ser um pouco pequeno,mas ficou bem explicado,parabens

    ResponderExcluir
  7. O tenentismo teve alguma comparação com outro trabalho?(se sim me responda se não desculpa por comentar errado).

    ResponderExcluir
  8. poque o movimento Tenentismo nao teve bandeira ?

    ResponderExcluir
  9. Por que o movimento Tenentismo nao teve bandeira ?

    ResponderExcluir
  10. Um texto muito bom, parabéns! Sugiro que da próxima vez vocês do grupo coloquem curiosidades sobre a revolta Paulista e as outras. Deixou um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  11. o trabalho , ficou muito , bom resumidamante acho que trouxe todas as informaçoẽs necessarias , parabens ! ao grupo =))

    ResponderExcluir